CONTATO:

Setembro Verde: Salve Vidas com a Doação de Órgãos

Setembro Verde: Salve Vidas com a Doação de Órgãos

O setembro verde nos lembra a importância da conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos. Ainda um tabu, com a doação é possível salvar até 8 vidas. Mesmo assim, quatorze entre quatro famílias optam por não realizar o transplante. Os motivos para a escolha são diversos: desde crença religiosa até a negação da morte encefálica.

A campanha foi criada justamente com o intuito de mudar os números: mais de 40 mil pessoas estão na fila de espera, mesmo com o Brasil sendo referência mundial na área, o segundo maior doador do mundo e possuindo o maior sistema de transplante público. O SUS garante a operação para todos os brasileiros de forma gratuita.

A doação funciona de forma simples: após a confirmação por morte encefálica, o SNT (Sistema Nacional de Transplantes) faz a avaliação e define se é possível ou não realizar a cirurgia. A partir daí, começa o contato com a família, que precisa autorizar o transplante, mesmo com a vontade sendo exposta em vida. Por isso a importância de comunicar seus familiares sobre a sua decisão.

Os rins, córnea e fígado são os órgãos que lideram a demanda e o os procedimentos realizados pelo SUS. Doar órgãos salvam e ajudam milhares de vidas todos os dias. Converse com a sua família e expresse seu desejo. Seja um doador.