24 de Abril, 2024
Palestra no Congresso da FEHOSP

Ações exitosas implementadas pelo Complexo Hospitalar da Santa Casa de Bragança Paulista foram destaque do painel Jornada de Sucesso, apresentado no 33º Congresso Fehosp, realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo e que acontece em Campinas.

Considerado o maior evento do setor filantrópico de saúde, o Congresso reúne presidentes de Santas Casas e hospitais filantrópicos, provedores, diretores, administradores, além de secretários municipais de Saúde, para a discussão de importantes questões que impactam a gestão dessas entidades. Na edição deste ano, o tema traz a reflexão “Saúde além do ESG: Onde estamos e para onde vamos?”.

Os profissionais da Santa Casa de Bragança Paulista compartilharam a experiência “Lean Healthcare – Pronto Atendimento Particular e Convênio”. O setor de Pronto Clínica atende, em média, 6.000 pacientes de convênio e particulares, sendo um dos principais prontos-socorros nesse perfil na cidade.

Os profissionais da unidade - Vanderson Genova (Coordenador de Qualidade); Marília Matos (Analista de Processos) e Vinicius Leal (Analista de Sistemas) – explicaram que o Lean Healthcare é uma abordagem de gestão em hospitais que visa melhorar a eficiência e a qualidade dos cuidados de saúde por meio da eliminação de desperdícios e da maximização do valor para os pacientes.

Entre as melhorias assistenciais resultantes da prática, estão a redução de 33% no tempo entre retirada de senha até a chamada do médico no consultório; diminuição de 30% no número de ouvidorias e melhoria de comunicação entre as equipes.

O Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista esteve representado no evento, ainda, pelo Diretor Executivo, Francisco Carlos dos Santos; a Superintendente Administrativa, Marta Michelan Santoro; o Superintendente Operacional, Eduardo Silva, entre outros profissionais da instituição.