11 de Agosto, 2023
Diferença entre cateterismo e angioplastia

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

O cateterismo é um procedimento invasivo que atua no diagnóstico de algumas condições cardíacas. Um médico Cardiologista Intervencionista faz uma pequena punção com agulha sob anestesia local por onde o cateter percorre um vaso sanguíneo até chegar ao coração.

É um exame indicado para mostrar obstruções das artérias coronárias, alterações no funcionamento das válvulas e esclarecer possíveis alterações anatômicas ou detalhes de uma malformação congênita.

A angioplastia é um procedimento intervencionista empregado para combater a obstrução das artérias que conduzem o sangue ao coração. Com o auxílio de um cateter, balões e/ou stents que são levados até o vaso lesionado com a função de aumentar a passagem de sangue.

Normalmente o paciente tem alta após duas horas de observação, no cateterismo. Na angioplastia, fica internado por 01 dia para a monitorização e cuidados. 

Nos casos de infarto é realizado o cateterismo de urgência e já na sequência a angioplastia para desobstrução da artéria que provocou o infarto, evitando sequelas no coração.

 

Publicações Recentes


CEP: 12900-480
Rua Cel Assis Gonçalves, 700
Centro, Bragança Paulista/SP
(11) 4481-8004
(11) 4949-8076

Conversar pelo Whatsapp
Ei, estamos te esperando!
Que tal tirar suas dúvidas pelo WhatsApp?
Iniciar Conversa!