Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista promove ações do Janeiro Branco para seus profissionais.
A campanha “Faça do extraordinário o seu normal” promoveu uma série de atividades voltadas ao autocuidado e ao bem-estar dos profissionais. A iniciativa reforçou a importância da saúde mental no ambiente hospitalar, abrindo espaço para reflexões e práticas que fortalecem o equilíbrio emocional e físico.
A programação incluiu palestras sobre saúde mental nas instituições de saúde, rodas de histórias para troca de experiências, práticas de meditação e respiração, além de apresentações sobre alimentação consciente e seus impactos na saúde. Também foi realizado um bate-papo aberto para acolhimento e suporte mútuo, além de uma aula especial de fitdance com a instrutora Marcela Targher, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, incentivando a integração da comunidade e o movimento como forma de cuidado.
Além disso, o Centro de Nefrologia e Hemodiálise do Complexo Hospitalar reuniu os profissionais em dinâmicas que trouxeram vivências e reflexões, debatendo o quanto o cuidado com a saúde mental é essencial para o bem-estar do indivíduo, proporcionando uma vida mais saudável e equilibrada diante das adversidades.
Para a psicóloga organizacional da Santa Casa, Quézia Lucena Almeida, desenvolvedora da campanha, em conjunto com o grupo Cuidar com Arte, essas ações são essenciais para apoiar os profissionais que enfrentam desafios diários na rotina hospitalar. “Cada atividade proposta oferece um caminho para o cuidado, seja pela troca de vivências, pela reflexão sobre os desafios do dia a dia ou pela adoção de práticas que favorecem o bem-estar”, destaca. Ela reforça ainda que investir na saúde mental dos colaboradores melhora o ambiente organizacional, fortalece o senso de pertencimento e reflete na qualidade do atendimento prestado aos pacientes.