O setor de hemodinâmica dentro do hospital é de enorme importância, pois permite a realização de exames e tratamentos minimamente invasivos em diversas especialidades. As principais áreas relacionadas são: cardiologia, arritmias, neurologia, vascular periférico, oncologia, nefrologia, aparelho digestivo, dentre outras.
Na área de cardiologia, geralmente é solicitado com a finalidade de diagnosticar o estado da circulação das artérias coronárias, determinar a gravidade das obstruções e realizar o tratamento se indicado. As técnicas utilizadas são minimamente invasivas e oferecem dados funcionais e anatômicos que permitem diagnosticar eventuais alterações cardíacas. Pode ser realizado de forma eletiva ou em urgências, como no infarto do miocárdio. Nos casos agudos, a rapidez entre o diagnóstico e o início do tratamento muitas vezes é um fator fundamental para a sobrevivência do paciente.
O tratamento com recursos da hemodinâmica evita submeter o paciente ao risco de uma cirurgia invasiva e permite uma recuperação mais rápida, com redução de sequelas