Notícias    

USO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA DO PACIENTE

Uso da tecnologia na segurança do paciente

Medida visa a correta administração dos medicamentos para pacientes internados

 

O serviço de Farmácia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista passou por diversas mudanças nos últimos anos e atualmente oferece um serviço personalizado. O sistema utilizado é o de dispensação individualizada para os pacientes internados, permitindo a rastreabilidade de todas as doses dispensadas. O processo funciona por meio da montagem de kits, que contêm os medicamentos necessários para cada paciente, separados e selados por horário de uso, seguindo a prescrição médica. A medida aumenta o controle e a segurança.

“Além de ficar mais fácil para a enfermagem conferir o medicamento que está recebendo, melhora o controle, economiza recursos e principalmente elimina falhas durante o processo de dispensação de medicamentos, aumentando a segurança do paciente” disse o farmacêutico responsável técnico do setor, Mário Verânico dos Santos.

No sistema implantado, em parceria com o setor de Tecnologia de Informação (TI) do Complexo Hospitalar, foram inseridos protocolos, contendo alertas, observações e travas, auxiliando a equipe médica na estruturação da prescrição eletrônica, assim como, a equipe de enfermagem, com informações para a correta administração dos medicamentos.

Atualmente poucos hospitais possuem a cadeia de medicamentos totalmente informatizada e um número ainda menor de hospitais centraliza o preparo das doses de medicamentos na Farmácia, sendo este mais um diferencial da Santa Casa de Bragança Paulista.

Veja Mais